Mostrando postagens com marcador conceitos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador conceitos. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Crônica da jornalista Martha Medeiros, colunista do Jornal O Globo do Rio de Janeiro

Não canse quem te quer bem – Martha Medeiros

“Foi durante o programa Saia Justa que a atriz Camila Morgado, discutindo sobre a chatice dos outros (e a nossa própria), lançou a frase: “Não canse quem te quer bem”. Diz ela que ouviu isso em algum lugar, mas enquanto não consegue lembrar a fonte, dou a ela a posse provisória desse achado.

Não canse quem te quer bem. Ah, se conseguíssemos manter sob controle nosso ímpeto de apoquentar. Mas não. Uns mais, outros menos, todos passam do limite na arte de encher os tubos. Ou contando uma história que não acaba nunca, ou pior: contando uma história que não acaba nunca cujos protagonistas ninguém jamais ouviu falar. Deveria ser crime inafiançável ficar contando longos casos sobre gente que não conhecemos e por quem não temos o menor interesse. Se for história de doença, então, cadeira elétrica.

Não canse quem te quer bem. Evite repetir sempre a mesma queixa. Desabafar com amigos, ok. Pedir conselho, ok também, é uma demonstração de carinho e confiança. Agora, ficar anos alugando os ouvidos alheios com as mesmas reclamações, dá licença. Troque o disco. Seus amigos gostam tanto de você, merecem saber que você é capaz de diversificar suas lamúrias.

Não canse quem te quer bem. Garçons foram treinados para te querer bem. Então não peça para trocar todos os ingredientes do risoto que você solicitou – escolha uma pizza e fim.

Seu namorado te quer muito bem. Não o obrigue a esperar pelos 20 vestidos que você vai experimentar antes de sair – pense antes no que vai usar. E discutir a relação, só uma vez por ano, se não houver outra saída.

Sua namorada também te quer muito bem. Não a amole pedindo para ela explicar de onde conhece aquele rapaz que cumprimentou na saída do cinema. Ciúme toda hora, por qualquer bobagem, é esgotante.

Não canse quem te quer bem. Não peça dinheiro emprestado pra quem vai ficar constrangido em negar. Não exija uma dedicatória especial só porque você é parente do autor do livro. E não exagere ao mostrar fotografias. Se o local que você visitou é realmente incrível, mostre três, quatro no máximo. Na verdade, fotografia a gente só mostra pra mãe e para aqueles que também aparecem na foto.

Não canse quem te quer bem. Não faça seus filhos demonstrarem dotes artísticos (cantar, dançar, tocar violão) na frente das visitas. Por amor a eles e pelas visitas.

Implicâncias quase sempre são demonstrações de afeto. Você não implica com quem te esnoba, apenas com quem possui laços fraternos. Se um amigo é barrigudo, será sobre a barriga dele que faremos piada. Se temos uma amiga que sempre chega atrasada, o atraso dela será brindado com sarcasmo. Se nosso filho é cabeludo, “quando é que tu vai cortar esse cabelo, garoto?” será a pergunta que faremos de segunda a domingo. Implicar é uma maneira de confirmar a intimidade. Mas os íntimos poderiam se elogiar, pra variar.

Não canse quem te quer bem. Se não consegue resistir a dar uma chateada, seja mala com pessoas que não te conhecem. Só esses poderão se afastar, cortar o assunto, te dar um chega pra lá. Quem te quer bem vai te ouvir até o fim e ainda vai fazer de conta que está se divertindo. Coitado. Prive-o desse infortúnio. Ele não tem culpa de gostar de você.”

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Juramento do Método DeRose

Como praticante do Método DeRose, juro e prometo, pela minha honra e pela minha vida, dedicar todos os meus esforços para tornar-me uma pessoa melhor: um melhor filho, melhor irmão, melhor cônjuge, melhor amigo, melhor cidadão.
Como praticante do Método DeRose, juro e prometo não fazer uso de substâncias intoxicantes, que gerem dependência ou que alterem o estado da consciência, mesmo que tais substâncias sejam naturais, ainda que sejam legais.
Como praticante do Método DeRose, juro e prometo reeducar meus impulsos emocionais, sublimar as emoções e contornar eventuais conflitos, aprimorando assim minhas boas relações humanas no trabalho, nas amizades e na família.
Como praticante do Método DeRose, juro e prometo propugnar pela justiça e pela verdade. Ao ouvir uma acusação ou difamação, juro e prometo advogar em defesa do acusado, seja ele quem for, indefeso por ausência.
Como praticante do Método DeRose, juro e prometo trabalhar com dedicação e afinco, sem esmorecimento, pelo bem-estar, segurança e prosperidade minha e daqueles que dependerem de mim, daqueles que trabalharem comigo e, por extensão, de toda a sociedade.
Como praticante do Método DeRose, juro e prometo ser honesto no meu trabalho e em todas as minhas atitudes, desde as mais insignificantes do dia-a-dia, professando em tudo a seriedade superlativa e uma obstinada honestidade.
Como praticante do Método DeRose, juro e prometo auxiliar os necessitados, propondo ações efetivas que possam melhorar as condições de vida dos meus semelhantes.
Como praticante do Método DeRose, juro e prometo ser leal, apoiar e ajudar os meus companheiros do Método em tudo o que for possível, empenhando-me diligentemente.
Como praticante do Método DeRose, neste ato solene, proclamo o meu compromisso de honrar com amor e dedicação todos os princípios que caracterizam a Nossa Cultura, consubstanciando o valor de cada palavra aqui proferida.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Por que a cada dia um número maior de pessoas adota o vegetarianismo?
Os vegetarianos emocionais não querem alimentar-se do sofrimento dos animais, que despejam no organismo a química do desespero e da dor, liberada no momento que antecede à morte. Lembram-se do abate ao boi que sofre antecipadamente ao escutar o grito de socorro do outro que está sendo sacrificado. Ou porque ficaram sabendo que escorrem lágrimas dos olhos das ovelhas quando percebem que vão morrer. Ou sentiram-se sensibilizados com o mar tingido de sangue, pela matança de baleias, focas e golfinhos.
Os vegetarianos racionais motivam-se por uma outra prioridade: a própria saúde. Argumentam que esta alimentação é mais apropriada para o homem, comparando o organismo humano ao dos carnívoros:
·        Os animais carnívoros têm os intestinos curtos, enquanto os herbívoros e vegetarianos têm os intestinos muito longos. As carnes se putrefazem rapidamente, liberando toxinas fortíssimas. Quando os intestinos são curtos, a absorção de toxinas é muito menor, mas, no caso do ser humano, que possui intestinos longuíssimos com uma capacidade de absorção excelente, as toxinas produzidas pela putrefação das carnes são bastante assimiladas.
·        A digestão das carnes é muito ácida. Para anular esta acidez, os carnívoros consomem ao final da refeição, instintivamente, os ossos da presa, que são ricos em minerais alcalinizantes.
·        No ser humano, os resíduos ácidos do metabolismo são depositados nas articulações. Este é um motivo pelo qual a alimentação vegetariana é adotada pelos praticantes de Yôga há milênios, pois ela vai aumentar o desempenho em exercícios de flexibilidade.
·        Os carnívoros matam e comem a presa na hora, com o sangue ainda quente. Os carniceiros comem o bicho dias depois, pois estão dotados de um aparelho digestivo apropriado para eliminar os venenos da carne em putrefação. O humano não é nem carnívoro nem carniceiro, simplesmente porque não pode sequer imaginar-se comendo carne crua e sangrando e, muito menos, apodrecida ou fedendo.
·        Os carnívoros são dotados de caninos afiados e desenvolvidos, próprios para rasgar e dilacerar a carne. Os herbívoros e vegetarianos possuem caninos pouquíssimo desenvolvidos e dentes mais apropriados para cortar e triturar o alimento. Os carnívoros quase não mastigam, engolindo a comida praticamente inteira, enquanto os vegetarianos mastigam muito, até liquefazerem o alimento.
·        Os animais carnívoros transpiram pela língua; os herbívoros, vegetarianos e o homem, pela pele.
·        Os carnívoros bebem usando a língua e os vegetarianos através de sucção.
A partir destas comparações, conclui-se que nos aproximamos mais dos animais não comedores de carne, e desse modo, a alimentação vegetariana é mais adequada ao nosso biotipo.
Instintivamente, não somos atraídos pelas carnes porque estas, cruas, sem estar devidamente preparadas e condimentadas ou beneficiadas, têm odor repugnante e aspecto repulsivo. O aroma e a aparência das frutas já nos são muitíssimo mais sedutores.
Existem ainda aqueles que não estão interessados em qualquer argumento que explique a razão pela qual não queiram comer carnes. Apenas preferem a alimentação vegetariana por uma questão de gosto, por ter melhor digestibilidade, por ser muito nutritiva e saudável, já que as carnes não fazem a menor falta para o organismo.
Extraído do livro O Gourmet Vegetariano, do Castro, Ro. 2a. ed., Pág. 61, Ed. Uni-Yôga. São Paulo. 1999

Foto de Michael Nichols - The golden touch.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Juramento do Método DeRose


Autor: DeRose







Como praticante do Método DeRose, juro e prometo, pela minha honra e pela minha vida, dedicar todos os meus esforços para tornar-me uma pessoa melhor: um melhor filho, melhor irmão, melhor cônjuge, melhor amigo, melhor cidadão.



Como praticante do Método DeRose, juro e prometo não fazer uso de substâncias intoxicantes, que gerem dependência ou que alterem o estado da consciência, mesmo que tais substâncias sejam naturais, ainda que sejam legais.



Como praticante do Método DeRose, juro e prometo reeducar meus impulsos emocionais, sublimar as emoções e contornar eventuais conflitos, aprimorando assim minhas boas relações humanas no trabalho, nas amizades e na família.



Como praticante do Método DeRose, juro e prometo propugnar pela justiça e pela verdade. Ao ouvir uma acusação ou difamação, juro e prometo advogar em defesa do acusado, seja ele quem for, indefeso por ausência.



Como praticante do Método DeRose, juro e prometo trabalhar com dedicação e afinco, sem esmorecimento, pelo bem-estar, segurança e prosperidade minha e daqueles que dependerem de mim, daqueles que trabalharem comigo e, por extensão, de toda a sociedade.



Como praticante do Método DeRose, juro e prometo ser honesto no meu trabalho e em todas as minhas atitudes, desde as mais insignificantes do dia-a-dia, professando em tudo a seriedade superlativa e uma obstinada honestidade.



Como praticante do Método DeRose, juro e prometo auxiliar os necessitados, propondo ações efetivas que possam melhorar as condições de vida dos meus semelhantes.



Como praticante do Método DeRose, juro e prometo ser leal, apoiar e ajudar os meus companheiros do Método em tudo o que for possível, empenhando-me diligentemente.



Como praticante do Método DeRose, neste ato solene, proclamo o meu compromisso de honrar com amor e dedicação todos os princípios que caracterizam a Nossa Cultura, consubstanciando o valor de cada palavra aqui proferida.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Aniversário da nossa escola - 5 anos

Minha querida família DeRose,


Esta é uma data para se comemorar...5 anos desde a inauguração da Unidade Itu, em 15 de setembro de 2007!

Foi com muita força, amor e determinação, que chegamos até aqui. Saiba que para mim, isto seria impossível sem você! Te agradeço pelo carinho, pelos olhares repletos de verdadeiro amor pelo nosso trabalho, pelas dicas dos colegas, monitores e pela sua presença constante ou não.
Fico emocionada, (sou manteiga derretida) e meus olhos ardem enquanto escrevo e penso na trajetória dessa escola. Como é bom lembrar dos nossos jantares, das longas conversar em grupo até tarde, das práticas arrebatadoras, dos ministrantes que até aqui vieram a fim de nos ampliar horizontes de conhecimento e da convivência prazerosa e indispensável, que nos faz aprender e ser como somos.

Queria colocar o nome de todos vocês aqui, de cada um: colegas de profissão, família, aluno, ex-aluno, amigos. Quero agradecer um por um, mas isso seria impossível! Não quero fazer injustiças com ninguém. Sinta-se agora envolvido pelo meu abraço repleto de alegria, só isso. Meu muito obrigada a você por caminhar ao meu lado. Sua simples participação faz com que eu possa sonhar e realizar junto comigo.

Nessa jornada, tem um casal que não posso deixar de lado: o meu querido DeRose, que com muito orgulho chamo de Mestre e a sua (nossa) amada Fê Neis!

Família, alunos, amigos e colegas, sem vocês, sem a sua presença naquele dia, sem o seu apoio naquela hora, sem a sua visita naquele determinado instante, sem aquele seu olhar que me deu força para superar e continuar, não estaria aqui hoje.

Walt Disney dizia: "Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo... Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade..."

Obrigada por fazer parte desta linda história!


Carla Mader   Só para recordar: http://www.itu.com.br/conteudo/detalhe.asp?cod_conteudo=10947

terça-feira, 31 de julho de 2012

Seguem as receitas do último gourmet:

Hamburguer de Ricota com Hortelã e Aveia - feito pelo aluno Francisco

Ingredientes

2 colheres de sopa de salsinha

2 colheres de sopa de cebolinha
2 dentes de alho
1 cebola média
2 colheres de sopa de hortelã
3 xícaras de chá de aveia em flocos finos
(250g)
1 1/4 xícara de chá de água
4 xícaras de chá de ricota (500g)
1 colher de sobremesa de sal

Fazendo

- Picar bem a salsinha, a cebolinha, o alho, a cebola e o
hortelã. Reservar.
- Colocar a aveia em uma vasilha e acrescentar a água
aos poucos até formar uma massa firme. Deixar
descansar por 1 hora.
- Misturar bem a massa com a ricota, os temperos picados e o
sal.
- Faça bolas pequenas e de o formato de hamburguer.
- Em uma assadeira forrada com papel manteiga ou filme
plástico coloque os hamburgueres e deixe no freezer
por 12 horas.
- Para a cocção eles não precisam ser
descongelados, basta que tire do freezer uns 10 a 15 minutos
antes.
- Pode ser grelhado ou assado.

Hamburguer de abobrinha (receita original) - feito pelo aluno Ari
2 abobrinhas raladas e escorridas
2 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de maionese
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
Misture tudo e tempere com sal a gosto.
Frite em óleo. Depois também pode assar no forno por 5 minutos a 180 graus.
Modificações feitas no gourmet:
Usei partes iguais de abobrinha ralada, abóbora tipo moranga ralada, e mandioca cozida amassada.Troquei metade da farinha de trigo por farinha de rosca, usei cebola ao invés de alho, coloquei uma colher de trigo para quibe.Temperei com sal e pimenta do reino passada no moedor, e continuei usando a maionese para dar liga.Apenas assei, em forma untada, virando os hamburgueres na metade do processo, quando começam a formar um,a casaca assada mais dura e dourada.Complementos e molhos ao gosto do cliente.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Recitação Matinal e Noturna

Agorinha mesmo em conversa com a Daíse, falei deste texto do DeRose.
Não me canso de divulgá-lo, pois seus efeitos são devastadores. Imprima frente e verso e coloque na cabeceira de sua cama para poder colocar em prática sua leitura diária.

Recitação Matinal
Todas as manhãs leia esta recitação assim que acordar: 
 Recebo este novo dia em minha vida com a disposição de ser uma pessoa melhor e mais feliz. Desejo compartilhar as boas coisas e bons pensamentos.
 Vou regozijar-me com as coisas belas e simples como uma brisa, um raio de sol, um pássaro, uma flor.
 Quero me reeducar gradualmente para servir melhor às pessoas com quem me relacionar neste dia. Quero ser mais tolerante hoje do que ontem.
 Hoje vou aprender mais coisas e realizar algo de bom. Vou agir, vou levantar-me e fazer, vou realizar ações efetivas para a edificação daquilo em que eu acredito e em defesa dos ideais em que creio. Vou construir mais, realizar mais, vou modificar meu karma e deixar minha marca no mundo com atitudes boas e positivas.
Encerrar com o mantra ÔM. Se não puder vocalizá-lo, mentalize-o silenciosamente.
Recitação Noturna
Todas as noites leia esta recitação antes de adormecer:
  
 Esta noite entrego meu corpo e alma à Força da Natureza, a qual retribuirá minhas ações construtivas, emoções limpas e pensamentos edificantes, proporcionando mais saúde ao meu corpo, mais felicidades ao meu emocional e mais lucidez à minha mente.
 Amanhã será um novo dia em minha vida em que acordarei com a disposição de ser uma pessoa melhor a mais feliz. Compartilharei as boas coisas e bons pensamentos.
 Quero me reeducar gradualmente para servir melhor às pessoas com quem me relacionar. Sei que fui mais tolerante hoje do que ontem e amanhã serei mais do que hoje.
Amanhã vou aprender mais coisas e realizar algo de bom. Vou agir, vou levantar-me e fazer, vou realizar ações efetivas para a edificação daquilo em que eu acredito e em defesa dos ideais em que creio. Vou construir mais, realizar mais, vou modificar meu karma e deixar minha marca no mundo com atitudes boas e positivas.
Encerrar com o mantra ÔM. Se não puder vocalizá-lo, mentalize-o silenciosamente.

quinta-feira, 15 de março de 2012


BIOPIRATARIA NA AMAZÔNIA - FATOS HISTÓRICOS

Pau Brasil
A historia da biopirataria na Amazônia começou logo depois a "descoberta" pelos portugueses em 1500, quando os mesmos roubaram dos povos indígenas da região o segredo de como extrair um pigmento vermelho do Pau Brasil. Hoje, a flora e a fauna do Brasil continuam desaparecendo e a madeira que deu ao Brasil seu nome, está sendo preservada apenas em alguns jardins botânicos.
Seringa
Provavelmente o caso mais infame é o do inglês Henry Wickham, que levou em 1876 sementes da árvore da seringueira - uns dizem que as sementes foram escondidas entre folhas de bananeira - rumo a uma nova plantação de Hevea brasiliensis nas colônias Britânicas na Malásia. Após algumas décadas a Malásia tornou-se o principal exportador de látex, arruinando a economia da Amazônia que era baseada principalmente na exploração da borracha. Nesse episódio histórico, Wickham foi armado cavaleiro pelo rei da Inglaterra, George V, porém, considerado maldito pelos seringueiros brasileiros que o chamaram "o Executor da Amazônia".
Quinina
Outro exemplo é o quinina, um remédio contra malária. Os povos indígenas usavam a planta para tratamento de febre. Derivado da árvore de cinchona (Cinchona officinalis), ela foi usada na década 20 nos Estados Unidos para o tratamento de malária. O produto ficou conhecido como "casca de febre dos Índios" (Indian fever bark) e foi usado na Europa desde o inicio do século 16. (Um século mais tarde seu nome foi mudado para "casca de febre de Jesuíta…"). A demanda pela cinchona desencadeou um processo de exploração que quase a fez extinta. Contrabandeando a planta da América do Sul para Java, em 1865, o inglês Charles Ledger, na verdade, contribuiu com sua preservação. E apenas sessenta anos mais tarde, mais que 95% do quinina do mundo vinha de Java…
Curare
O conflito é inevitável quando se trata do patenteamento de plantas medicinais: o curare, por exemplo, uma mistura tóxica de várias plantas, usada tradicionalmente por algumas etnias indígenas da Amazônia, para envenenar as pontas de suas flexas cuja fórmula foi mantida em segredo pelos indios durante séculos..
Alexander von Humboldt foi o primeiro Europeu, em 1800, a testemunhar e descrever como os ingredientes eram preparados.
Mas o curare começaria a ser utilizado como um anestésico apenas em 1943, quatro anos depois que seu ingrediente ativo, o d-tubocurarine foi isolado.

Bibliografia
  • Green Piracy, by Alessandra Dalevi, BRAZZIL July 1997
  • Fonte: http://www.amazonlink.org

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Será que é preciso mesmo ter um dia? Prefiro pensar que nos tempos atuais não!
Prefiro pensar em uma igualdade, não pelo simples fato de ser mulher, mas por sermos todos Humanos independente do sexo, credo, raça....
Prefiro neste dia pensar em agradecer às forças que não compreendemos, a oportunidade que tenho de estar aqui como mulher e poder deixar minha marca!
Mulher com todas suas características e mistérios, como Verdi há muito já dizia: La Donna è mobile!

Fica aqui a minha homenagem com o texto Shaktísangama-Tantra II. 52:

 “A Mulher cria o universo, ela é o próprio corpo desse universo. A Mulher é o suporte dos três mundos, ela é a essência de nosso corpo. Não há outra felicidade senão aquela proporcionada pela Mulher. Não há outro caminho senão aquele que a Mulher pode abrir para nós. Nunca houve e nunca haverá, nem ontem, nem agora, nem amanhã, outra ventura senão a Mulher; nem reino, nem peregrinação, nem Yôga, nem prece, nem fórmula mágica (mantra), nem ascese, nem plenitude além daquela prodigalizada pela Mulher.”

Carla Mader



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Três-vezes-três ações de civilidade por dia

Se você ainda não entendeu direito, ou não sabe como aplicar, os conceitos trabalhados no Método DeRose, aí vai uma sugestão do próprio sistematizador, para que você vá trazendo esses conceitos para o seu cotidiano, de forma bastante prática.


Um bom exemplo de praticante do Método DeRose na área de conceitos é a ação efetiva para transformar o mundo através da civilidade (podemos chamar de boas ações ou até de boas maneiras).

Todos os dias vamos computar quantas ações louváveis protagonizamos.

Três vezes três

O três é um dos números reverenciados na nossa tradição hindu, e encontramo-lo na Trimurti, no trishúla, no trikuti, no tribandha, no trigranthi etc. Vamos então fazer nossa contagem a partir dele.

Se você realizar hoje menos de três ações meritórias, considere este como um dia de chumbo.

Se realizar três boas ações, este foi um dia de bronze.

Com duas vezes três ações de boas maneiras, seu dia terá sido de prata.

Conquistando três-vezes-três ações de civilidade, comemore um dia de ouro.

Mas se conseguiu realizar mais de três-vezes-três ações, você é o nosso heroi e o seu dia foi de diamante!

Que ações poderiam ser essas?

Efetue uma doação a alguma instituição de assistência social séria.

Participe como voluntário em alguma campanha filantrópica.

Envolva-se de corpo e alma com as campanhas da Defesa Civil da sua cidade.

Dê comida a quem tem fome.

Dê um agasalho a quem tem frio.

Dê um sorriso, uma atenção, um afeto a quem esteja precisando disso tanto quanto o que tem fome e o que tem frio.

Salve um cão abandonado.

Regue as flores do jardim do seu vizinho, desinteressadamente.

Pare o carro a fim de dar passagem a um pedestre que esteja querendo atravessar a rua, mesmo fora da faixa.

Socorra um desconhecido que esteja caído na calçada tendo um ataque epilético.

Dê flores a um amigo.

Não se abale quando outro motorista for mal educado, der uma fechada ou mesmo bater no seu carro.

Peça desculpas, mesmo quando tiver a certeza de que está com a razão.

Trate bem um mendigo que venha pedir dinheiro.

Telefone para um amigo, colega ou parente, só para perguntar como vai.

Converse amenidades com um desconhecido no supermercado ou no shopping center.

Dê a mão a uma senhora para sair do carro.

Ofereça-se para ajudar a carregar as compras ao vizinho no prédio em que mora ou ao desconhecido no estacionamento.

Carregue a bolsa pesada da sua amiga.

Ouça o desabafo de quem precise falar sobre um problema.

Jogue no lixo algo que alguém tiver deixado cair fora da lixeira.

Acaricie um cão.

Elogie o filho de alguém.

Dê os parabéns a um colega ou concorrente por uma conquista ou por um projeto vitorioso.

Dê uma gorjeta mais substancial do que o mínimo de praxe.

Agradeça pelo serviço e elogie a atuação do garçom ou outro profissional.

Diga "você está com a razão".

Sorria para as pessoas no clube, nas lojas, na sua empresa.

Trate com cortesia o seu porteiro, a sua auxiliar de limpeza e todo o pessoal subalterno.

Recicle.

Dê informações, auxilie, oriente (na empresa, no trânsito, na faculdade).

Converse com os funcionários que o atendem.

Escute as reivindicações do cônjuge. E atenda-as.

Diga obrigado e sorria para alguém na rua, no trânsito, nas compras.

Responda com gentileza a um vizinho irritado.

Acalme um colega, um familiar ou um amigo quando ele estiver zangado com você.

Não insulte a quem bem que merecia.

Quando não precisar de algum objeto ou roupa não o guarde nem o jogue fora: procure quem esteja precisando e faça-lhe presente. O que não presta para um pode ser uma bênção para outro.

Dê uma informação útil a alguém.

Método Giraldi, da Polícia Militar do Estado de São Paulo:

Não tome decisões emocionadas.

A família é o que há de mais importante. Tenha tempo para esposa e filhos.

A ausência de um pai e de uma mãe é a porta de entrada para as drogas

Serenidade em todos os momentos.

Há três formas de amor: a palavra, o tato e o olhar. Portanto abrace seu filho, sua esposa e seus amigos.

Sorria sempre.

Elogie seu filho e seu subalterno quando possível.

Não grite com seu filho ou com seu subalterno. Troque o medo pelo respeito.

Problemas no trabalho, não devem entrar no lar.

Visite sempre seus pais, para não visitá-los no cemitério.