quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sobrevivendo à Ceia

Se você adquiriu a alimentação biológia há pouco tempo, ou se está ensaiando para isso, talvez as ceias de fim de ano sejam uma tortura... mas não se desespere! Apesar da profusão de perus, presuntos, bacons e cia. ilimitada, dá sim para fazer uma refeição especial e saborosa, sem carne.

Por exemplo, aquela boa e velha farofa, que a maioria insiste em colocar bacon... experimente fazer sem o bacon e muito bem temperada: derreta bastante manteiga e doure cebolas cortadas em semi-rodelas, deixe ficarem bem douradas, um tantinho antes de queimar; acrescente farinha de mandioca flocada (a da marca Deusa é ótima); incremente com azeitonas e se for do gosto, uva passa, castanhas, amêndoas, enfim, dê asas à imaginação; tempere com bastante cheiro verde. Pronto!

Na maioria dos pratos que levam algum tipo de carne, geralmente é só tirar a carne que já fica bom, mas dá também para ir adicionando outros elementos, mais saborosos, nutritivos, coloridos. No blog Vegê Gourmê tem algumas receitas bem legais para escapar do peru!

Se a festa for na sua casa, fica mais fácil, mas se você for convidado para ir à casa de alguém, prepare um prato bem saboroso e apresente às pessoas o nosso sistema alimentar. Encontre um jeito de avisar o anfitrião (com antecedência) que você não come carne - nem sempre dá para separar aqueles pedaços minúsculos de presunto do arroz - mas avise-o que você vai levar um prato especial, pois muitas vezes as pessoas se desesperam ao ter que cozinhar para um "vegetariano". Aliás, nem fale essa palavra... diga apenas que não come carne, ou você corre o risco de se deparar com soja e salada...

A Unidade Itu deseja um ótimo Natal a todos!

Um comentário:

  1. Adorei as dicas!
    Realmente é importante não utilizar a palavra mágica "veget..."
    Afinal, vc não quer comer tofu, quer?

    ResponderExcluir