segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O que esperar de 2012?


Fiquei em casa nesta virada de ano, com o marido e as crianças. Estávamos muito cansados, pois viajamos na madrugada (voltando de Sergipe). Diante dos fatos o programinha foi se largar no sofá e ver TV abraçadinhos com as crianças.

Assistíamos o programa  Man X Food. Algo grotesco, onde um rapaz super carismático se farta de comer porções gigantescas de comida: se não fosse trágico seria cômico, mas no fundo é assustador!
Olhei para o lado e percebi levemente entristecida que dia 31 de dezembro é um dia comum, é um dia como todos os outros.
Minha filhota, inclusive, já estava na cama rendida pelo cansaço, pois não agüentou esperar pelo Ano Novo. Festividade que antigamente era comemorada em outra data, assim como o é até hoje em outras culturas. Resolvi saber um pouco mais e apelei para o oráculo do século conhecido como internet. Compartilho com você algo que me chamou a atenção sobre o nome da comemoração: Réveillon é um termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
Despertar...Gostei disso. Será que é do significado desse termo a fonte de diversos planejamentos para nossa vida sempre que se dá início um novo ano?

Afinal, o termo despertar é bem profundo. Imagine-se dormindo, em um estado de semiconciência e finalmente você acorda! Realmente é muito profundo abrir os olhos e parar de negar, deixar de ver para fianalmente enxergar!

Pensando nisso me veio em mente uma gota de sabedoria do meu querido amigo DeRose, que nos alerta para o fato do Universo ser polarizado. Se existe uma força de mudança, de movimento, de evolução, existe em seu contraponto uma força que considero fortíssima: a inércia.

Racionalmente, se o Universo é polarizado, a inércia é tão forte quanto o movimento. Qual a razão de nos parecer mais poderosa?
Estamos em constante movimento, nosso planeta gira em seu eixo e percorre suas trajetórias, nos transporta  como uma nave pelo cosmo, mas não temos noção da velocidade pelo simples motivo de nos faltar referências.

Papo para os estudantes de física! Rs

Afinal, toda essa conversa foi para concluir que você não deve esperar por absolutamente nada de novo se não estiver disposto a mudar. Aqui vai mais uma pérola: Se você continuar fazendo aquilo que sempre fez, certamente irá obter os mesmos resultados.

Poderia escrever e escrever infinitas linhas a fim de tentar te acordar, mas afinal eu também tenho que continuar em minha jornada que busca o despertar.

Não terei receio de ser repetitiva, pois temos a notável capacidade de esquecimento. Já postei este texto de Mahatma Gandhi em minha coluna:

“Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.”


Que 2012 seja transformador!

Carla Mader
Instrutora do Método DeRose
Diretora da Unidade em Itu

2 comentários:

  1. Monitora querida, estou emocionada com o texto. Sincero, motivador, inspirador! Espero que você "tome gosto" pelo blog, já vejo uma escritora despontando ;)

    Que estejamos sempre despertos, lúcidos e acordados. As ferramentas para isso conhecemos, basta aplicá-las!

    Beijo!

    Carol.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!! Gostei muito!! De tudo que li do final de ano pra cá, esse foi o que melhor traduziu o que senti esse final de ano..um misto de um dia como qq outro, e, o que vale é minha jornada dia-a-dia...
    Namastê.

    ResponderExcluir